Pular para o conteúdo

Como investir em ações com segurança e rentabilidade

Você quer aprender a investir no mercado de ações com segurança e rentabilidade? Então, você está no lugar certo!

Aprenda a investir com segurança e rentabilidade
Aprenda a investir com segurança e rentabilidade

Neste post, eu vou te dar várias dicas e informações sobre como começar a investir na bolsa de valores, quais são os principais tipos de ações, como analisar as empresas e os setores, como montar uma carteira diversificada e equilibrada, e como acompanhar o desempenho dos seus investimentos. Vamos lá?

O que são ações e como funcionam?

Ações são partes de uma empresa que são negociadas na bolsa de valores. Quando você compra uma ação, você se torna sócio daquela empresa e tem direito a receber uma parte dos lucros (dividendos) e a participar das decisões (assembleias).

Além disso, você pode ganhar dinheiro com a valorização das ações, ou seja, vendendo-as por um preço maior do que comprou.

Existem dois tipos principais de ações: as ordinárias (ON) e as preferenciais (PN). As ações ordinárias dão direito a voto nas assembleias, mas não têm preferência no recebimento dos dividendos.

As ações preferenciais não dão direito a voto, mas têm preferência no recebimento dos dividendos e em caso de liquidação da empresa.

Como escolher as melhores ações para investir?

Escolhendo as melhores opções para investir
Escolhendo as melhores opções para investir

Para escolher as melhores ações para investir, você precisa analisar tanto as características da empresa quanto do setor em que ela atua. Alguns fatores que você deve levar em conta são:

  • Lucratividade: é o quanto a empresa ganha em relação ao seu faturamento. Você pode medir a lucratividade através de indicadores como o lucro líquido, o EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) e o ROE (retorno sobre o patrimônio líquido).
  • Crescimento: é o quanto a empresa aumenta o seu faturamento e o seu lucro ao longo do tempo. Você pode medir o crescimento através de indicadores como o lucro por ação (LPA), o dividend yield (rendimento dos dividendos) e o P/L (preço da ação dividido pelo lucro por ação).
  • Governança: é o quanto a empresa tem boas práticas de gestão, transparência e responsabilidade social e ambiental.
    Você pode avaliar a governança através de critérios como o nível de endividamento, o grau de independência do conselho de administração, o cumprimento das normas regulatórias e a adesão aos segmentos diferenciados de listagem na bolsa (como o Novo Mercado, o Nível 2 e o Nível 1).
  • Potencial: é o quanto a empresa tem capacidade de se adaptar às mudanças do mercado, inovar e se destacar da concorrência.
    Você pode estimar o potencial através de aspectos como o grau de inovação, a qualidade dos produtos e serviços, o reconhecimento da marca e a fidelidade dos clientes.

Como montar uma carteira de ações diversificada e equilibrada?

Para montar uma carteira de ações diversificada e equilibrada, você precisa distribuir o seu dinheiro entre diferentes empresas e setores, de acordo com o seu perfil de risco, os seus objetivos e o seu horizonte de investimento. Uma forma simples de fazer isso é seguir a regra dos 25%, que consiste em:

– Investir até 25% do seu dinheiro em empresas líderes do mercado, que têm alta liquidez, baixa volatilidade e bons resultados financeiros.

Essas empresas são chamadas de blue chips e costumam ter um desempenho mais estável e previsível.
– Investir até 25% do seu dinheiro em empresas que têm um bom potencial de crescimento, mas que ainda não estão consolidadas no mercado.

Essas empresas são chamadas de small caps ou mid caps e costumam ter um desempenho mais variável e arriscado.
– Investir até 25% do seu dinheiro em empresas que pagam bons dividendos, ou seja, que distribuem uma parte significativa dos seus lucros aos acionistas.

Essas empresas são chamadas de dividend yield ou value investing e costumam ter um desempenho mais conservador e defensivo.
– Investir até 25% do seu dinheiro em empresas que estão em situação de recuperação, ou seja, que passaram por dificuldades financeiras ou operacionais, mas que têm boas perspectivas de melhora.

Essas empresas são chamadas de turnaround ou growth investing e costumam ter um desempenho mais especulativo e agressivo.

Como acompanhar o desempenho dos seus investimentos em ações?

Acompanhar o investimento das suas ações
Acompanhar o investimento das suas ações

Para acompanhar o desempenho dos seus investimentos em ações, você precisa monitorar tanto o preço das ações quanto os resultados das empresas.

Você pode fazer isso através de ferramentas como o home broker, que é a plataforma online que permite comprar e vender ações na bolsa, e os relatórios financeiros, que são os documentos que as empresas divulgam periodicamente com as suas informações contábeis e gerenciais.

Além disso, você precisa ter disciplina e paciência para seguir a sua estratégia de investimento, sem se deixar levar pelas emoções ou pelas oscilações do mercado.

Lembre-se de que investir em ações é um investimento de longo prazo, que requer estudo, análise e planejamento.

Vídeo: Os 5 Melhores CDBs para investir com liquidez diária

Conclusão

Investir no mercado de ações pode ser uma ótima forma de aumentar o seu patrimônio e alcançar os seus objetivos financeiros.

No entanto, é preciso ter conhecimento, cuidado e responsabilidade para fazer bons investimentos. Espero que este post tenha te ajudado a entender melhor como investir no mercado de ações com segurança e rentabilidade.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com os seus amigos e deixe o seu comentário. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *